Uma viagem pelo espaço sem sair da escola

Viagem Espacial foi o tema que direcionou a aprendizagem de diversos conhecimentos e habilidades de crianças do Pré 2 e Jardim 4. Desde agosto elas realizaram uma série de atividades baseadas nos planetas do sistema solar. Aprenderam também sobre estrelas e as características da Terra. Para concluir essa unidade de uma forma rica e estimulante, [...]

Uma viagem pelo espaço sem sair da escola

Viagem Espacial foi o tema que direcionou a aprendizagem de diversos conhecimentos e habilidades de crianças do Pré 2 e Jardim 4. Desde agosto elas realizaram uma série de atividades baseadas nos planetas do sistema solar. Aprenderam também sobre estrelas e as características da Terra.

Para concluir essa unidade de uma forma rica e estimulante, foi levado à escola o projeto Hubble, um planetário móvel armado na cancha do Tistu 2. Como se estivessem entrando em uma nave rumo ao espaço sideral, as crianças entraram na estrutura inflável e puderam conhecer as principais constatações e assistir à apresentação com curiosidades astronômicas.

O projeto conta com projeções digitais de imagens muito próximas ao céu original e tem como principal objetivo a dissipação de conhecimento científico e o incentivo ao interesse pela astronomia e pela ciência, de forma geral.

No decorrer desta unidade, as crianças aprenderam muito mais que informações sobre o espaço e planetas: trabalharam conceitos como noite e dia, estações do ano, dias da semana, cuidados com o planeta Terra e a vida dos astronaltas. De forma interdisciplinar, exercitaram também contagem numérica, letramento, classificação e seriação.