Formas diferentes de aprender sobre os planetas

A Terra e os outros planetas estão sendo descobertos pelas turmas do Jardim 5 de formas muito criativas. Dentro da proposta da escola de integrar os conhecimentos, desenvolvidos a partir de um tema central, o sistema solar está sendo explorado em atividades individuais e em grupos, dentro e fora das salas. Uma das práticas mais [...]

Formas diferentes de aprender sobre os planetas

A Terra e os outros planetas estão sendo descobertos pelas turmas do Jardim 5 de formas muito criativas. Dentro da proposta da escola de integrar os conhecimentos, desenvolvidos a partir de um tema central, o sistema solar está sendo explorado em atividades individuais e em grupos, dentro e fora das salas.

Uma das práticas mais envolventes foi o manuseio das imagens de planetas na mesa de luz. Ao observar, mexer e trocar as figuras de lugar,  elas aprenderam características e posições dos planetas, além de conceitos como rotação e translação.

A mesa de luz vem sendo utilizado no Tistu 2 para diversas finalidades, por manter as crianças concentradas por mais tempo, com menos distrações no ambiente. Parte essencial da pedagogia Reggio Emilia, que tem como fundamento a participação ativa da criança na aprendizagem, é um recurso que promove a sustentação da atenção, a curiosidade, criatividade e motivação, permite descobertas relacionadas a formas, cores e espaços e favorece o desenvolvimento da coordenação motora.