O estímulo aos sentidos favorece a aprendizagem

Projeto do Tistu 1 parte do tema “cores” para trabalhar todos os sentidos de forma intensa e envolvendo toda a família. Confira fotos da feira e dicas de como você pode estimular as percepções das crianças.

O estímulo aos sentidos favorece a aprendizagem

Projeto do Tistu 1 parte do tema “cores” trabalha todos os sentidos de forma intensa e envolvendo a família.

Toda a aprendizagem acontece a partir das percepções, e para que a informação nova tenha sentido, precisa ser comparada e associada a algum conhecimento que a criança já tem. Ou seja: tudo o que é percebido serve como base para que outras informações sejam assimiladas. Por isso, o estímulo sensorial na infância é essencial.

O dia a dia das crianças do Tistu 1 é repleto de ações que envolvem a atenção a cada um dos sentidos. E para tornar isso mais consciente nas crianças, a escola promove todos os anos, entre as turmas do Jardim 2, uma grande feira totalmente voltada para a exploração dos sentidos, a partir da categorização e comparação.

O projeto se desenvolve a partir do tema “cores” e envolve as famílias, que procuram e levam os mais variados objetos e alimentos da cor representada pela turminha de cada criança. Todos esses elementos têm seu gosto, textura e sons explorados durante a feira, que pode ser visitada pelos pais.

Este ano, o evento aconteceu no finalzinho do primeiro semestre e rendeu muitas descobertas.

 

Há muitas formas de brincar com os sentidos das crianças também no dia a dia, em casa ou em passeios em família. Confira algumas dicas para tornar o tempo com seu filho mais rico em estímulos, favorecendo a aprendizagem e também a atenção.

- Toque:

Promova brincadeiras com massinha, terra, areia e pedras. Deixe a criança explorar, cavar e se sujar. Mostre a ela as diferentes texturas na natureza. Faça ela sentir as texturas em diferentes partes do corpo: pés, dedos, no rosto, palma e dorso da mão.

- Visão:

Visite praças, parques, ambientes novos e lembre-se de apontar, mostrar e despertar a atenção da criança ao mundo que a rodeia. Para isso, é necessário que você também esteja 100% presente e atento. Mostre os diferentes formatos de folhas, pedras e flores. Mostre a variação de cores, a projeção das sombras. Ajude-a a fazer essa exploração, que requer muita atenção.

- Paladar:

Uma forma de estimular o paladar sem causar resistência é brincar de adivinhar e trocar os talheres pelas mãos. Faça uma seleção de “finger foods”, como quadradinhos de tapiocas, pedacinhos de frutas, castanhas e passas. Misture tudo em uma travessa, peça para a criança fechar os olhos, pegar algum e tentar adivinhar o que ela pegou.

- Audição:

Assim como no exercício de visão, você pode chamar a atenção da criança para os diferentes sons ao seu redor. Pergunte se ela identifica de onde vem o som de um passarinho, de alguma sirene… Dentro de casa, você também pode brincar de adivinhar, o que ajuda a criança a prestar ainda mais atenção: faça uma seleção de sons e peça para ela fechar os olhos e adivinhar o que é.

- Olfato

Ajude a criança a distinguir os diferentes cheiros na natureza. Em uma horta ou jardim, você terá uma riqueza de variedades de aromas para explorar. Peça para ela fechar os olhos e sentir o aroma de lavanda, manjericão, alecrim e outras plantas com cheiro suave e bem característico.