Honrando a tradição do Judô no Tistu

Do mestre Sensei Kenjiro Hironaka ao Sensei Ney de Lucca Mecking, são quase 40 anos cultivando esta arte marcial em nossa escola…[Leia mais...]

Honrando a tradição do Judô no Tistu

Seguindo a tradição da prática do Judô em nossa escola, fazendo do esporte um elemento educativo de relevância para as crianças,  fomos presenteados com a chegada do Sensei Ney De Lucca Mecking no Tistu, professor que também nos representou no último último final semana, entre os dias 24 e 25 de agosto, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, no II Encontro Nacional de Kôdanshas. O encontro foi organizado pela Confederação Brasileira de Judô com cerca de 100 professores Kôdanshas brasileiros, representantes da história, das tradições e dos valores do judô.

Segundo o professor Sensei Ney o Judô é voltado para a formação integral dos praticantes. Entre os principais benefícios, além do desenvolvimento físico e motor, é “a perfeita colocação da pessoa na sociedade, por desenvolver o autocontrole e a capacidade de superação das dificuldades. É um grande diferencial em atividades na escola porque prepara mais para a vida do que para uma competição”, ressalta o professor.

O judoca está no rol dos professores com maior graduação no Brasil, 7° grau faixa vermelha e branca. Como atleta, ele foi 30 vezes campeão paranaense em diversas categorias, além de ter 22 títulos em campeonatos brasileiros, sendo quatro vezes campeão brasileiro. Também atuou em Campeonatos Mundiais e Universitários e foi técnico da Seleção Brasileira de Judô pela Confederação Brasileira de Judô e pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Ele recebeu na semana passada certificado  de FIJ de Árbitros brasileiros após seminário com Ovidio Garnero, diretor de arbitragem das confederações Pan-Americana  e Sul – Americana de Judô, membro da comissão de arbitragem da FIJ. 

 

Judô infantil

O professor vem dedicando seu trabalho no Tistu ao ensino infantil do Judô para crianças de 4 a 6 anos. De acordo com ele, para o Pré I a prática inicia com atividades lúdicas que conduzem como uma preparação para a aprendizagem do judô, desde se posicionar e andar no tatame até rituais de saudação, disciplina e primeiros golpes. O Sensei destaca o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e atenção, fundamentais para o desenvolvimento.  Para crianças do Pré II, além da atividades lúdicas as crianças praticam movimentos específicos da modalidade. “Desenvolvemos o trabalho com progressão pedagógica até que as crianças consigam executar a totalidade do movimento  sem esquecer da disciplina, autoconfiança e relação com o outro. Elas também utilizam os materiais, atividades com bola, faixas do judô, atividades com arco para o desenvolvimento das capacidades físicas, conclui o Sensei.

 

 História do Judô no Tistu

Ao logo de quase 40 anos dessa arte marcial, nossa escola sempre buscou professores e mestres que pudessem passar princípios importantes do esporte. Quem iniciou essa história aqui foi o grande  mestre Kenjiro Hironaka, que além de ser o primeiro professor de Judô do Tistu foi um dos mais graduados judocas do Brasil na década de 1980. Desde essa época, tivemos diversos professores (as), medalhistas e educadores dedicados ao esporte como Sensei Júlio Zangari e a Sensei Mônica Zangari. Atualmente contamos com o judoca e  professor  David Santos, que dá aulas para o ensino fundamental, e o Sensei Ney de Lucca Mecking e Sensei Sandro Afonso  que realizam aulas para crianças do Pré I, II e III.