Feira de Ciências do Tistu apresenta os quatro elementos da natureza

As crianças pesquisaram desde o ecossistema local até os fenômenos físicos, químicos e biológicos da terra [Leia mais...]

Feira de Ciências do Tistu apresenta os quatro elementos da natureza

O ensino fundamental do Tistu realizou, no último final de semana, a primeira Feira de Ciências da escola. O projeto envolveu alunos e professores do 1º a 5º anos que pesquisaram os quatro elementos terra, água, fogo e ar.

Segundo o professor de ciências, Arthur Kawai, o projeto deste ano veio contribuir para a iniciação científica e produção de conhecimento sobre fenômenos físicos, químicos e biológicos da terra.

“A feira de ciências foi maravilhosa. Como é ensino fundamental 1, não pudemos compartimentar o conhecimento. A maioria das pesquisas se deu a partir a percepção das crianças sobre o meio ambiente local como, por exemplo, o estudo de animais e da mata ciliar localizada nos fundos da escola que faz divisa com o Parque Barigui.  Todos os professores participaram e tiveram um papel muito importante, em especial os professores Arthur e Nyncia, do Laboratório de Ciências. Eles ajudaram as crianças a transformarem os temas em experiências concretas”, ressalta a diretora Sandra Machado.

O projeto usou a natureza como referência para as pesquisas. As turmas de primeiro ano, por exemplo, estudaram animais como gambá, sapo, borboleta e o pássaro sabiá e descobriram que os mesmos contribuem para o equilíbrio do ecossistema local. Os segundos anos pesquisaram os fenômenos naturais dos elementos “terra, água, fogo e ar”. Já os terceiros anos pesquisaram como cuidar  da reserva de água no Planeta e estiveram mais focados na questão de preservação e prevenção da poluição.

As turmas do quarto ano se aprofundaram no estudo sobre a saúde do ser humano e realizaram  pesquisas sobre bactérias, fungos e alimentação saudável. E o quinto ano realizou experiências de física sobre pressão atmosférica e energia e estática.

“A feira foi um sucesso. Tivemos uma repercussão muito boa por parte dos pais, alunos e professores”, afirma o professor de ciências.

Teatro e Pintura

Como todo projeto de final de ano o teatro e as artes visuais não poderiam de ficar de fora. A Trupe de Teatro do Tistu apresentou quatro lendas brasileiras relacionadas à natureza e os alunos representaram os elementos da natureza em telas. Os quadros ficaram expostos durante toda feira.