Como as crianças aprendem o valor e o sabor dos alimentos

Nas aulas de educação nutricional, as crianças descobrem sabores e aprendem sobre os alimentos e seus valores nutricionais.

Como as crianças aprendem o valor e o sabor dos alimentos

Alimentar-se bem e conhecer novos alimentos e combinações não é apenas questão de gosto ou personalidade. O paladar é educável e, com paciência e disciplina, conseguimos interferir na relação das crianças com a comida.

Por isso, o Tistu aposta na educação nutricional com um programa desenvolvido especialmente para a faixa etária do Jardim 4, até o primeiro ano do fundamental. Nessas aulas, ministradas pela professora Mônica Rufino, as crianças têm contato com variados alimentos – como frutas in natura, verduras e legumes – e aprendem diferentes maneiras de consumi-los e saborosas receitas.

O aprendizado coletivo acaba servindo para os pequenos como incentivo a arriscar novos sabores, já que elas veem os colegas experimentando.

Outra tática que ajuda muito é trazer para elas a consciência da importância de certos nutrientes. Por isso, nas aulas elas aprendem sobre vitaminas, sais minerais e a relação dos valores nutricionais com a saúde.

Durante todo o primeiro semestre, as turmas conheceram, além dos grupos das frutas, legumes e verduras, o grupo das proteínas. Para o semestre que inicia, muitas novidades gastronômicas já estão planejadas.

Entre as diversas atividades promovidas para esse aprendizado, estão receitas fáceis, nutritivas e muito gostosas, como a sopinha de legumes e carne e uma versão muito saudável do sorvete com frutas, iogurte natural e granola.

Levar as crianças para a cozinha e ajudá-las a preparar algumas receitas coloridas e saborosas é importante para manter seu interesse pelos alimentos. Uma sobremesa simples, nutritiva e que costuma fazer muito sucesso é a gelatina com suco natural. A professora Mônica nos passou a receita:

 

GELATINA DE SUCO NATURAL 

Ingredientes:

1 litro de suco integral de uva

600 ml de água

2 envelopes de gelatina incolor sem sabor

1/2 xícara de açúcar demerara (ou a gosto)

Preparo:

Em um refratário, junte a gelatina à metade da água, misture bem e deixe descansar por 5 minutos. Leve ao microondas por 20 segundos. Mexa e confira se está bem derretida. Se não estiver coloque no micro por mais alguns segundos.

Em outra panela,  junte a outra metade da água e o açúcar e leve ao fogo até ferver para que o açúcar derreta.  Apague o fogo.

Misture o suco com a gelatina dissolvida e ainda morna e a água com o açúcar.

Coloque em potinhos individuais ou travessa e leve à geladeira.

** Faça outros sabores de suco natural como maracujá, manga e outros.